Virus: Mitos e Verdades.

Amigos leitores, pessoalmente eu já me deparei com muitas pessoas que não sabem absolutamente nada sobre os vírus, com pessoas que sabem um pouco e com pessoas que sabiam mais.

Este POST é uma forma de tentar ajudar a melhorar o conhecimento de vocês, dizendo alguns mitos e verdades sobre os vírus.

Primeiramente, o que são os vírus?

Segundo a wikipédia um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios, como Internet e e-mails.

Concerteza que é verdade, os vírus tem essa grandeza em sua programação cujo seu objetivo principal é de se desenvolver e infectar muitos outros sistemas de uma forma muito rápida.

Aí vocês perguntam, mas porque muito Rápida?

É bem simples, a internet não está em 70% de todas as residências no Brasil? Então esta é uma forma de se propagar muito mais rapidamente.

Mito:

O vírus destrói o computador.

Esse é uma tese infundada, porque o vírus pode destruir a parte lógica do Sistema Operacional causando-o uma parada, uma inutilização fazendo com que o Sistema Operacional não funcione mais, mas o vírus não destrói a parte física do computador, isso é falso.

Existem vários tipos de vírus, a hierarquia básica dos vírus são:

Vírus – São programas que se inserem dentro do código de outros programas, ou áreas específicas de um software, como por exemplo, a área de boot. Neste caso, nem será notada sua presença, pois parte do código legal do programa é descartado para dar espaço ao código do vírus. Um vírus pode excluir arquivos do computador ou abaixar as configurações de segurança, atraindo novos ataques.

“Como acabamos de ver”;

Worms – Os worms diferem dos vírus por copiar a si mesmos de sistema para sistema. Eles podem copiar-se de uma unidade de disco para outra, usando a rede local ou email. Os worms comprometem a segurança do computador, pois não necessitam contaminar outros programas ou mesmo de intervenção do usuário para se propagarem.

Ou seja, esses worms não precisam ser executados para infectar, eles ficam parasitados nas portas de comunicação do computador com a internet e intranet, e quando houver uma comunicação entre dois ou mais computadores, se algum deles estiverem parasitados, os outros também se infectarão.

Trojans – São programas que tentam se passar como “bonzinhos”, mas que realizam ações mal-intencionadas. Geralmente é recebido pela Internet por meio de downloads ou por anexos de emails, em forma de proteção de tela, fotos entre outros.

Os trojans(conhecidos como Keyloggers) são os virus quase que inofensivo para o Sistema Operacional, mas eles são os grandes responsáveis de enviar tudo o que foi digitado pelo teclado e enviar para um e-mail.

Esses trojans funcionam como um programa Cliente/Servidor, onde o cliente é a pessoa que comanda o Trojan e que receberá todos dados digitados como logins, senhas, documentos, entre outros e até enviar screenshots(captura de tela, foto) para o cliente, e o servidor somos todas as pessoas que “fornecemos” estas informações para os “clientes”.

Um dia, conversando com uma amiga pelo msn, ela me disse que invadiram o pc dela, e eu perguntei porque?

Ela me respondeu que um amigo(contato) dela estava com umas fotos dela que ela nunca tinha mostrado a ninguém.

E eu então perguntei se ela usa anti-vírus, ela me respondeu que sim, mas que não atualizava constantemente o seu anti-vírus.

Foi aí o erro dela, para que possuir um Anti-Vírus se naum atualiza seu bando de dados?

Eu assimilei este fato com a porta de uma casa, todos vão durmir a noite e a porta é daquelas com “venezianas” de vidro, o que adianta trancar a porta e deixar a chave no tambor da porta?

Se algum ladrão vier a primeira coisa que eles vão tentar é quebrar o vidro e verificar a chave no tambor, se a chave está lá seria o mesmo que deixar a porta destrancada, porque você estará dando a oportunidade de alguém lhe invadir, isso acontece com o anti-vírus.

Pensem que a porta é o anti-vírus, a chave na porta é o banco de dados desatualizado, se você não atualizar(tirar a chave) estará dando a opção de alguém conseguir burlar esta proteção acontecendo assim o roubo.

É muito bom vocês atualizarem seus anti-vírus, diariamente, se possível a cada hora que passar, porque a cada hora existem milhares de novos vírus loucos para se propagar na internet.

Se eu entrar na net sem Anti-vírus, vou ser infectado?

– Não, isto é mito, a não ser que você faça downloads de fontes duvidosas, entrar em sites de hackers, pornografia e executar alguma função.

Anti-Vírus está aí pra isso!

Atualizem os anti-vírus ou atualizem seus Conceitos.

3 Respostas to “Virus: Mitos e Verdades.”

  1. Ótima dica para leigos protegerem melhor o seu computador.
    Ainda deixo outra aqui, meio que respondendo a “Se eu entrar na net sem Anti-vírus, vou ser infectado?”
    Se você entrar na internet com o Windows XP service pack 1 sem antivirus, você tem uma grande chance de ser invadido, isso acontece pelos inumeros bugs nas portas do Service Pack 1, pra resolver esse problema utilizem o Service Pack 2 atualizem sempre o Windows e o seu antivirus

  2. Caraa no meu pc jah entroo um monte de virus
    fiico mo iriitada quando acontecee issu demoraa anos pra baixar o anti-virus

    bjiinhos entra aee
    http://www.maddi-ms.blogspot.com

  3. vc manja de invasão de pcs? add no msn!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: